Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

← voltar à listagem

COMO VAI SER O NATAL DOS PORTUGUESES

COMO VAI SER O NATAL DOS PORTUGUESES

20

DEZ

2019

Natal é uma época de comemoração em que em maior parte das vezes temos a oportunidade de reunir a família à mesa, conviver e conversar até tarde, partilhar momentos que durante o resto do ano nem sempre é possível. No entanto, as semanas que precedem esta data são também sinónimo de azáfama, compras em cima da hora, corridas às lojas,  encomendas feitas com urgência através da internet e aqueles extras de última hora. 
O estudo efectuado pelo Observador Cetelem Natal conclui que os portugueses não preparam a época do Natal com grande antecedência, antes pelo contrário. Os dados demonstraram que 37% dos inquiridos apenas vai realizar as compras de Natal, duas semanas antes da data. No entanto também existem extremos de quem admita fazê-lo com um mês de antecedência (29%) e quem faz apenas um ou dois dias antes (4%). 
Relativamente a gastos, muitos portugueses aproveitam o subsídio para realizar a compra dos presentes da época. Este ano, 24% dos portugueses tenciona gastar metade ou mais deste subsídio (menor percentagem que o ano anterior), e 32% diz nem ter intenção de dispensar nenhum valor do subsídio. No entanto, o maior impacto verificado neste estudo relativamente ao ano passado diz respeito a quem vai dispensar a totalidade do subsídio para este efeito. Este ano serão apenas 5% dos portugueses face aos 11% registados em 2018.
Um dado curioso está relacionado com o facto de cada vez mais portugueses estarem a optar por passar o Natal em casa - 96% tenciona fazê-lo este ano comparado com os 89% do ano anterior. No entanto apenas 58% passará a quadra natalícia na sua própria casa. 

COMO VAI SER O NATAL DOS PORTUGUESES