Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

← voltar à listagem

PORTUGUESES GASTARAM MAIS E COMPRARAM MAIS ‘ONLINE’ NA BLACK FRIDAY.

PORTUGUESES GASTARAM MAIS E COMPRARAM MAIS ‘ONLINE’ NA BLACK FRIDAY.

13

DEZ

2019

A Black Friday deste ano revelou dados interessantes relativamente aos gastos efectuados pelos portugueses. Em média, foram gastos cerca de 80,1€ por cartão, comparados com os 78€ gastos no ano anterior. Os valores correspondem a todas as operações processadas pela SIBS e que também inclui os pagamentos realizados através do MBWay e MBNet. A análise tem em conta as compras registadas com cartão português ou estrangeiro, em loja física ou online. 
O método de compra online representou 10,4% do total das vendas efetuadas, verificando-se um aumento face aos 8,6% registados em 2018. Estes dados vêm afirmar um cenário de mudança cada vez mais ascendente - o comércio online. Sabe-se também que a altura do dia que registou mais compras foi à noite, entre as 20h e as 21h - mais concretamente às 20 horas, 24 minutos e 41 segundos. 
A IFTHENPAY, (empresa focada na emissão e gestão de referências multibanco) afirmou que durante a Black Friday obteve um crescimento de 56% face ao ano anterior em termos de movimentação financeira através das referências multibanco. A empresa acredita que este resultado surge dado o sucesso crescente desta “data”, mas também a outros fatores tais como o crescimento do comércio electrónico no país e também a proximidade da data do evento ao fim de mês e à época do Natal. 
Os setores que registaram um maior de compras foram os super e hipermercados (22,9%), o catering, restauração e similares (17,1%), a moda e acessórios (13,2%) e por fim a cultura, entretenimento, equipamento e produção petrolíferas e gasolineiras (todas a representarem 4,9%). 
Segundo a SIBS, em termos de crescimento em número de compras, face ao resto do mês de Novembro, os setores a destacar são; o setor de perfumaria e cosmética (3,6 vezes), moda e acessórios (3,5 vezes), jogos e brinquedos (3,2 vezes), tecnologia (3,1 vezes) e material desportivo e recreativo (2,6 vezes). 
A cada ano que passa a Black Friday conquista cada vez mais consumidores, tornando-se num evento de consumo de grande escala. Todos os anos é registada a hora de compra “um milhão” e esta tem ocorrido cada vez mais cedo. Em 2017 a compra que atingiu este valor registou-se às 12h32, em 2018 aconteceu às 12h09 e este ano realizou-se ainda mais cedo, eram 11h27.  
A Black Friday não acontece apenas no comércio online, mas também nas lojas físicas. Os distritos de Portugal Continental com mais variações no número de compras em lojas físicas (face à média de Novembro) foram Vila Real e Castelo Branco. Nas regiões autónomas estas variações foram mais acentuadas nas ilhas do Corvo, Flores, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Funchal. 

PORTUGUESES GASTARAM MAIS E COMPRARAM MAIS ‘ONLINE’ NA BLACK FRIDAY.