Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

← voltar à listagem

PORTUGAL DESTACA-SE COM SUBIDA NO RETALHO EUROPEU EM AGOSTO

PORTUGAL DESTACA-SE COM SUBIDA NO RETALHO EUROPEU EM AGOSTO

16

OUT

2019

Entre os países pertencentes à União Europeia (EU), Portugal foi o país que alcançou a maior subida no volume de comércio a retalho - obteve um crescimento de 1,1% no mês de Agosto em comparação ao mês anterior.

No conjunto de países pertencentes à EU verificou-se um crescimento de 0,2%, já na zona euro o setor do retalho registou uma evolução de 0,3%, quando comparados com o mês anterior (julho).

Nesta comparação mensal, e à exceção de Portugal, os países que mais cresceram foram a Estónia e Finlândia, com crescimentos de 1% e 0,8% respetivamente. Por outro lado, os países a ficar no fim do ranking foram a Áustria e Eslováquia com uma quebra mensal idêntica de 1,3% e a Croácia com uma quebra de 1.1%.

Em termos de comparação homóloga relativamente ao mês de Agosto (2019/2018), os dados do Eurostat mostram que, o setor do retalho nos produtos não alimentares cresceu 4% e o dos produtos alimentares apenas 0,1%. Em todos os países da EU os ganhos registados foram de 4,2% e 0,7%, respetivamente.

Com as melhores performances destacam-se países como a Roménia (+7,4%), Malta (+6,2%) e Hungria (+5,9%), e no seu oposto com os piores resultados, Eslováquia (-3%) e Luxemburgo (-1,5%).

PORTUGAL DESTACA-SE COM SUBIDA NO RETALHO EUROPEU EM AGOSTO