Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

← voltar à listagem

Está para breve a rotura de produtos tecnológicos.

Está para breve a rotura de produtos tecnológicos.

20

ABR

2020

A empresa tecnológica Kuantokusta estima que os produtos tecnológicos cheguem ao ponto de rotura de stock, já a partir do dia 8 de Abril. Esta rotura será generalizada aos principais retalhistas e irá incluir produtos como consolas, laptops ou electrodomésticos.

Os resultados deste estudo adiantam também que os padrões de consumo estão a modificar-se, dando como exemplo a alteração da procura dos seguintes produtos:

● passadeiras elétricas - habitualmente em 100o lugar do ranking e agora ocupam o 1o lugar.
● impressoras multifunções - ocupava o 150o lugar do ranking e agora ocupa o 4o lugar.
● bicicletas elétricas - ocupando o 200o lugar do ranking e agora ocupam o 10o lugar.

A KuantoKusta anuncia que foram vendidos cerca de 200 mil produtos, maioritariamente produtos tecnológicos, e que representam 2,2 milhões de euros.

Esta previsão de rotura de stock está fortemente ligada às medidas tomadas em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus. Por exemplo, o fecho de fronteiras com Espanha impede que este grande fornecedor português continue a alimentar o nosso mercado. Além disso, se as fábricas fecham não há produto, e em consequência os distribuidores também não têm produto para alimentar o mercado.

Com isto, a procura duplica e o mercado não tem forma de acompanhar este comportamento e portanto, o cenário mais previsível é rotura de stock.

As previsões da KuantoKusta indicam que em breve outras categorias de produtos possam atravessar a mesma fase. Produtos relacionados com a casa, beleza e saúde poderão vir a “esgotar” uma vez que a grande maioria é proveniente da China.

No entanto, à medida que a situação for acalmando prevê-se um regresso faseado dos produtos para que os distribuidores continuem a abastecer de forma regular as suas lojas.

Está para breve a rotura de produtos tecnológicos.